A principal função de uma lente é focar o sensor CCD de uma câmera. Esta importante função é geralmente pouco avaliada, causando problemas após a instalação do CFTV. A lente tem o papel de direcionar a luminosidade refletida pelos objetos da cena captada diretamente para o sensor da imagem da câmera.
Tipos de Lentes
Íris Fixa
É o tipo mais simples de lente, tem um orifício para entrada de luz, predefinido pelo fabricante, possui apenas o ajuste do foco. Devem ser utilizadas em locais de baixas variações de iluminação e com iluminação branca constante. As lentes utilizadas em micro-câmeras são deste tipo.
Íris Manual
A lente com íris manual permite que a lente seja ajustada de forma a ter sua íris direcionando a quantidade ideal de iluminação para o sensor CCD. Indicada para locais com iluminação específica, muito intensa.
Auto-íris
São lentes que são ajustadas automaticamente de acordo com o nível de iluminação do local. Elas possuem motores e sistemas de verificação que definem quando a íris deve ser aberta ou fechada.
Existem dois tipos de lentes auto-íris atualmente disponíveis. As lentes tipo "vídeo" contém um amplificador interno que compara o sinal do vídeo proveniente da câmera para ajustar a íris para um nível pré-determinado. As lentes tipo "DC" não contém amplificador e são controladas por um circuito localizado na câmera para ajustar a íris.
Varifocais
As lentes varifocais são lentes com distância focal ajustável, também conhecidas como lentes com zoom manual pois podem efetuar o zoom através de ajuste no próprio corpo da lente. Permite projeto e instalação de CFTV sem risco de erros.
Lentes Zoom
Geralmente possuem funções zoom/foco/íris motorizados ou zoom/foco motorizados com auto-íris incorporado. Todas as funções motorizadas são efetuadas pelo controlador da lente. Muitas lentes zoom são disponibilizadas com pré-posições. Estas lentes utilizam um resistor variável (potenciômetro) para indicar a posição do zoom/foco para o controlador. Em conjunto com um movimentador esta função permite ao operador visualizar grandes áreas, com a possibilidade de visualização de detalhes muito pequenos.
Gostou do artigo?
Deixe seu comentário
Ótimo artigo.
ResponderExcluirParabéns!