terça-feira, 5 de maio de 2009

Stand Alone x Placa de Captura

São muitas as diferenças entre um equipamento dedicado e uma placa de captura inserida em um computador. Ambos acabam recebendo a denominação de DVR – Digital Video Recorder – ou gravador de vídeo digital. Tecnicamente, o DVR baseado em PC apresenta as características de um computador com sistema operacional Windows ou Linux, possuindo características específicas de hardware como placa de vídeo off board, placa mãe com chipset intel, boa capacidade de processamento e um software de gerenciamento de imagens desenvolvido pelo fabricante da placa de captura. 

Atende de 4 a 32 câmeras ou mais dependendo do fabricante e bons recursos de configuração, além de poder ser compartilhado com outros programas. Entretanto, recomenda-se sempre que este PC seja de uso exclusivo para segurança porque nem sempre existe estabilidade de 100% no sistema, podendo ser necessário uma manutenção periódica, como desfragmentação do disco ou conflitar com alguns tipos de programas, tais como anti-virus. 

Já o DVR Stand Alone, tem construção robusta para a tarefa que se destina, são projetados para resistir ao trabalho contínuo. Externamente, assemelha-se a um equipamento do tipo Video Cassete, onde todos os comandos estão na parte frontal e o menu de configuração sobrepõe-se na tela do monitor. Possui também as mesmas características de hardware como placas de video, HD (disco rígido), etc, possuindo um sistema operacional proprietário. Esta característica torna o Stand Alone menos vulnerável ao uso indevido pelo operador, praticamente invulnerável a vírus. Muitos têm conexão de rede, podendo comunicar-se com um PC e este administrar suas funções através de um software. Não pode ser expandido, com exceção do HD de maior capacidade. 

Comparativo DVR x Câmera IP

O DVR utiliza os dispositivos baseados em PC proprietários convertendo a captura em sistema analógico para digital. A Câmera IP utiliza o PC comum com uma interface padrão de Rede para receber os dispositivos de vídeo e controle de PTZ. Um PC de configuração simples com uma câmera IP pode superar a maioria dos DVR´s. A tecnologia da câmera IP permite o acesso seguro, direto e independente à câmera.

Vários computadores podem ser carregados com o software da câmera IP sem nenhum custo de licenciamento adicional.

Uma câmera IP pode ser substituída e configurada numa questão de minutos. O desempenho pode significativamente ser aumentado em curtos períodos de tempo. Isto permite que as atualizações da nova tecnologia sejam executadas imediatamente.

A câmera IP pode operar através de toda rede IP incluindo sistemas wireless (sem fio) de transmissão de baixo custo. 

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo.
    eu estava em dúvida em qual implantar em minha loja e agora vejo que dvr stand alone vale muito mais a pena.
    obrigado
    Diego

    ResponderExcluir